Fogões Fonseca
Na década de 1940, Manuel Fonseca Júnior, fundador, pai e avô dos actuais sócios, natural de Mafamude-V.N. de Gaia, local de excelentes profissionais na arte do ferro forjado, instala-se na freguesia de Viatodos-Barcelos.
Aqui desenvolve seu conhecimento e sua arte no manuseamento do ferro, dando, principalmente ás quintas da zona com casas solarengas, a riqueza que as caracterizava com construção de grades, portões forjados e cravejados, com a técnica que era mostra de tempos em que a arte de bem construir era orgulho dos grandes artesões.
Fernando Pinto da Fonseca e Silva, que seguira o pai desde criança, aprende a técnica e em paralelo desenvolve a contrução de fogões a lenha, actividade que entretanto, já sob sua administração, se torna uma exclusividade.
Fogões Fonseca hoje imagem de marca em Portugal e no mundo, agora com sucessores, dão continuidade à industria melhorando o produto com a evolução dos tempos e conjuntura de mercados. Baseados na longa experiência e sem imitações, desenvolvem dia a dia novas soluções de eficácia para cozinhar, no aproveitamento de energias alternativas para a produção de águas sanitárias quentes e aquecimento central.
Pioneiros na utilização, em Portugal, da mesa de cozinhar a lenha com placa vitrocerâmica, aproveitando todo o seu valor.
No âmbito da indústria hoteleira, desenvolvem fogões de grande robustez, com um ou dois fornos, que fazem a satisfação de muitos restaurantes de prestígio e qualidade de Portugal, pelo manter do sabor e de uma alimentação saudável.
Os Fogões Fonseca têm vindo a garantir o que sempre se propuseram, manter a qualidade, robustez e eficácia. A satisfação do cliente, que volta com os seus sucessores é para a empresa garantia de um bom trabalho.